sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Marcela ou Macela?


A macela (Achyrocline satureioides) é uma erva da flora indiana também conhecida por macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha, camomila nacional etc. Em algumas regiões, de maneira coloquial, é chamada de "marcela".

É um arbusto perene que atinge cerca de um metro de altura e que na região sul costuma florescer no mês de março. As flores são amarelas, com cerca de um centímetro de diâmetro, florescendo em pequenos cachos. As folhas são finas e de cor verde-claro, meio acinzentada, que se destaca do restante da vegetação do campo.

Na região do Brasil as flores da macela costumam ser usadas pela população como estofo de travesseiros para os bebês, por se acreditar que tenha efeitos calmantes.

As flores têm um aroma agradável e a infusão destas ou de suas folhas supostamente alivia dores de cabeça, cólicas e problemas estomacais.

Especificamente no  Rio Grande do Sul há a tradição de colheita da macela na Sexta-Feira Santa, antes do sol nascer; pois acredita-se que a colheita nesse dia traga mais eficiência ao chá das flores.

No Nordeste elas florescem em setembro e geralmente são indicadoras de solos acidificados e degradados.

Na cosmética, a macela também atua como um bom clareador natural para os cabelos de tons castanho claro à louro, ainda que seja bem menos conhecida para essa finalidade que a camomila, a macela é o principal componente ativo de alguns xampus para cabelos claros.

Aqui em casa usamos como decoração, além de exalar um agradável perfume no ambiente.



DICAS:

- Chá quente de macela, diluído em uma gemada, é um potente remédio para curar ou aliviar tosses espasmódicas ou catarrais, promovendo a expectoração e expulsando o muco catarral.

- Chá quente ou frio para dor de cabeça ou estomacal, deixar por cinco minutos em infusão 4 ou 5 florzinhas de macela.

- Fazer o infuso de macela e aplicar em compressa de 3 a 4 vezes ao dia para combater a conjuntivite ou outras inflamações dos olhos.

- Usar dentro do travesseiro as flores da planta para aliviar estresse e ansiedades.






Tenham um ótimo fim de semana...

 Anajá Schmitz

14 comentários:

  1. Olá...gostei muito do post, aqui na minha terra, ilha da Madeira (Portugal), dizemos marcela...é muito bom o cheiro e o chá é bom para efeitos medecinais. Na minha cidade (Funchal) costumam vender nas ruas, aos molhinhos. Um bom fim de semana pra si...Abraço ;D

    http://fenixdesign-decoracao.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Você deixou um comentário sobre os shakes no Flaigella mas não consegui entender se é um dos prontos, tipo herbalife ou se você mesma prepara. Pode me falar para eu postar direitinho para as meninas? beijo Flávia

    ResponderExcluir
  3. Anajá, gosto muito dessa erva, além de exalar um perfume delicioso na nossa casa, tem ótimos beneficios a saúde. Gostei, super esclarecedor. Beijinhos amiga ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Querida Anajá,
    desculpe a demora em te retornar, mas assim que pude vim agradecer e
    conhecer seu blog, que já estou seguidora e ficando por aqui. Pra dizer a verdade babando né!!!Que bloguito lindo, voltarei mais tarde pra ver tudo bem devagar. Ah! Eu conheço Macela, adorei a ideia de colocar na decoração!
    Um beijo!
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Olá Anajá,

    Gosto muito da Macela,embora aqui em São Paulo não seja muito comum o seu uso,gosto de trazer sempre do sul ou do Uruguai,seu uso está indicado também para prevenção de AVC.Quando eu fazia sabonetes caseiros sempre usava na preparação dos meu sabonetes.
    Você me perguntou se sou gaúcha e eu te respondo que sou fervorosamente gaúcha de coração(por várias razões familiares).
    Gostei da sua postagem está bem didática.
    Beijinhos e um bom final de semana.
    Carla

    ResponderExcluir
  6. Adoro macela! Acalma.

    Quando fizer a maquiagem me conte...
    bjus,

    ResponderExcluir
  7. Hum, gosto dela nos travesseiros, apesar de ser difícil encontrar por aqui !!!

    Gostei de saber dos outros usos !

    Bjus 1000 querida e um lindo finde !!

    ResponderExcluir
  8. Ai menina posso falar?
    Essa sua casa é um sonho! Linda de viver.
    Vi que tem uma maquina de pão? Tbm tenho e amoooooooo a minha!
    Adorei ler sobre esta planta, muitas utilidades pode-se dar a ela...

    Beijos
    Canela
    Ü

    ResponderExcluir
  9. O bom da vida é que todos os dias aprendemos algo novo, adorei sua postagem, tenha um finde INCRÍVELLLLLLLLLL, beijinsssss

    http://casinhadavovoro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga eu adoro sua casa também, é uma perfeita casa de campo, muito gaúcha, linda e aconchegante, eu sou da fronteira e lá não tínhamos essa tradição da colheita da marcela, eu chamo assim, não sei como é o certo também, mas aqui entre os alemães que é a região que moro, saem procissões na sexta feira santa e o pessoal vai a pé de Novo Hamburgo à São Leopoldo na Igreja Padre Réus levar as marcelas pra benzer, é muito lindo eu nunca fui, mas admiro essa união e a crença, Adorei o post, super parabéns, obrigada por todo o carinho e amizade, bjos flor, um lindo final de semana aqui chove abençoadamente depois de um calorão parece que o frio vai vir...

    ResponderExcluir
  11. Oi Anajá! Que legal falar da macela, planta que faz parte da cultura gaúcha. Mas guria, o que é tua casa! Que ambiente mais gostoso e aconchegante! Parabéns!
    Abraço,
    Keli

    ResponderExcluir
  12. Que dilícia de post!!!!
    NOssa, voce me levou há muitos anos atras, porque meu travesseiro de criança era dde "marcela", como eu falava.
    Depois que me casei e tive minha filha, o dito cujo ficou para ela...hj a Isabella tem 22 anos, mas ela o batizou de "fidido"...rsrsrs
    Depois de grande, fui atras e achei uma loja em Limeira S.P., que vendia os tals ...
    que delicia relembrar isso.

    Beijokas e obrigada.

    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  13. Olá amiga, esa postagem me lembrou a infãncia. O meu travesseiro de macela. Como era bom e cheiroso. Mainha sempre gostou de usar macela em casa. Tem um cheirinho agradável. Linda sua casa. Adoro visitar esta casa de campo.
    Bjs,

    Bel

    ResponderExcluir

Obrigada pela carinhosa visita. Tenha um ótimo dia.